segunda-feira, 22 de abril de 2013

Teatro no Arte na Praça: Rabelé Chauliln em “A Baba da Pintada”


Por Bruno Caetano


O Arte na Praça apresenta, nesta quarta-feira, às 20h30, na unidade Águas Claras do Centro Universitário Unieuro, o Projeto Rabelé Chaulin. Com estréia no Central Park, em Nova York, no dia 07 de setembro de 2010 em celebração ao Brazilian Day, a peça é protagonizada pelo ator Wellington Abreu. Rabelé Chaulin é um personagem popular da cultura brasileira, que surgiu dentro da proposta de estudo da comédia da arte. O projeto é dirigido por Edimilson Braga, juntamente com a atriz Ana Flávia Garcia, que também atua como palhaça.


A cidade de Ceilândia, hoje com 600 mil habitantes, sempre produziu artistas valiosos. E foi lá que Wellington Abreu nasceu e se criou para o mundo da arte. “Eu recitava poesias e poemas de Fernando Pessoa e José Régio no Centro Educacional Nº 03, desde 1988. Em 1993  apareceu um diretor me convidando para participar de uma peça chamada A Máquina de Fazer Doido. Desde então, nunca mais deixei de fazer teatro”; conta o ator que, em 25 anos de carreira, possui mais de 30 peças no currículo e muitas viagens pelo Brasil e  exterior.

Wellington Abreu faz parte da Hierofante Cia de Teatro e interpreta o personagem Rabelé Chaulin em “A Baba da Pintada”. Com textos adaptados das obras, “A história da Tigresa” de Dario Fo, e  “ A Máquina de Fazer Doido”, de Diassis Silva e músicas do cancioneiro popular brasileiro, o espetáculo traz um personagem sobrevivente das garras de uma onça e seu fiel escudeiro, o “oncinho”. Na peça, Rabelé conta como conseguiu um produto espesso na Floresta Amazônica, tirado da boca da onça, o chamado  “Baba da Pintada”. Utilizando várias manifestações culturais, como Cavalo Marinho, Mergulhão, Tai-Chi-Chuan, Capoeira, entre outros, Chaulin explica como ficou amigo e quase cozinheiro da onça.

Além de ser apresentada em Nova York, a “Baba da Pintada” já foi vista na "I Mostra de Teatro Brasil/São Tomé e Príncipe, na África" em 2012. Segundo Wellington, os brasileiros que vivem no exterior sentem muita falta deste tipo de manifestação artística. Nos Estados Unidos, por exemplo, raramente se assistem apresentações de teatro em área pública, como acontece no Brasil onde o projeto é apresentado em ruas e feiras. “Para o Arte na Praça do UNIEURO, o público pode esperar um entretenimento lúdico que propicia uma imersão no universo popular, de personagens caricatos; por isso, engraçados. Uma história fantástica vivida e contada por Rabelé”, adianta o ator.

Para participar do Projeto Arte na Praça, mande um release sobre o que você quer apresentar (música, dança, teatro, artes plásticas, grafitte), com seus contatos para o email: artenapraca@unieuro.com.br. Além de alunos, professores e colaboradores, qualquer artista do Distrito Federal pode fazer sua inscrição.



Serviço:

Arte na Praça

Atração: Rabelé Chaulin em A Baba da Pintada – Hierofante Cia de Teatro.

Onde: Centro Universitário Unieuro – Unidade Águas Claras.

Quando: 24/04/2013 – Quarta-feira.

Horário: 20h30

Público: 07 a 100 anos.

Iluminação: Paulo Evandro

Entrada Franca





Nenhum comentário:

Postar um comentário